Figura: 'Autorretrato', Pablo Picasso. Cores e formas alteradas.

A mielodisplasia, ou displasia da medula óssea é o nome que se dá a alterações onde as células que originam o sangue estão defeituosas – elas ficam com cores e formas alteradas – o que se observa por alterações típicas no microscópio .

Quando estas alterações são originadas pela própria medula óssea – ou seja, não sendo causadas por outras doenças de outros órgãos – temos uma doença chamada Síndrome Mielodisplásica, ou SMD, que necessita acompanhamento e tratamento específicos com o hematologista.

Os achados clássicos são as alterações do hemograma que pioram com o passar do tempo:

• Anemia
  • Queda das células de defesa ou queda da imunidade (leucopenia e neutropenia)
  • Queda das plaquetas (plaquetopenia)

Essas alterações vão causar no organismo: palidez, cansaço, fraqueza e sonolência excessiva, infecções recorrentes, às vezes graves, petéquias e outros sangramentos, além de perda do apetite e emagrecimento.

Se você tem estes sintomas ou estas alterações do hemograma, procure seu hematologista. A doença possui tratamento para todos os casos e até mesmo possibilidade de cura completa em casos específicos.

Figura: Exemplos de displasias em neutrófilos (células de defesa): A - Ausência sem grânulos; B - Núcleo em anel; C - Núcleo deformado e poucos grânulos; D - Neutrófilo normal para comparação. Crédito: Rodak, 2017

Este artigo tem cunho didático e é dirigido a pessoas leigas. Sua leitura não substitui a avaliação de um bom médico.